Direito & Planejamento e Gestão Socioambiental

Belo Monte - Desmatamento versus PIB-Municípios

Villi Seilert em: "O DESFLORESTAMENTO E SUAS CORRELAÇÕES
NO ALTO-XINGU: a essencialidade dos conhecimentos tradicionais para o equilíbrio ecológico do Planeta Terra." Dissertação de mestrado, UCB, dezembro de 2011.


De acordo com diagnóstico socioeconômico e cultural para a “Área de Abrangência Regional (AAR)” - parte do EIA-RIMA da Usina Hidrelétrica de Belo Monte (Leme Engenharia Ambiental, 2009, p. 184) - a taxa de 26% de desmatamento verificado na ARR de Belo Monte foi maior que a do Mato Grosso, de 22%.
Segundo aquele estudo, nos municípios do Médio Xingu, onde se localizam São José do Xingu, Santa Cruz do Xingu e São Felix do Araguaia, por exemplo, as taxas de desmatamento são superiores a 50% das respectivas áreas municipais. Da mesma forma, o desmatamento relativo se mostra elevado nos municípios do Alto Xingu, com agricultura consolidada, considerada região de colonização, com destaque para Sinop e Vera, com 63% e 65%, respectivamente.
Levando à comparação uma sequência de dados relativos ao desmatamento do INPE-PRODES com os dados do PIB per capita dos municípios em 2006, o estudo indica a hipótese de que onde o PIB per capita é maior, nos municípios do Mato Grosso são identificados as maiores perdas florestais.  Por sua vez, observou-se que as mais baixas percentagens de desmatamento acumulado até 2006 coincidem com municípios com predominância das atividades extrativas, sempre inferiores a 5%. Nestes municípios o PIB per capita é quase sempre inferior a R$ 2.000
Em síntese os dados revelados pelo citado diagnóstico ressaltam as discrepâncias de percentuais de desmatamento entre os municípios da AAR, [...] apontando para o fato de que, de um modo geral, há uma correlação negativa que associa o desmatamento e melhores indicadores de renda per capita na AAR do AHE Belo Monte, correlação esta vinculada a um determinado modelo de desenvolvimento agropecuário que é associado à derrudaba em áreas florestadas. (EIA-RIMA, Meio Socioeconômico e Cultural, Leme Engenharia Ltda, 2009, p 184-186).

0 comentários:

Postar um comentário